Esta é uma receita tradicional da minha mãe. E como toda receita de família, é difícil de obter. Fiquei anos para conseguir. Primeiro minha mãe disse que não tinha escrito, depois quando eu chegava em casa a torta já estava pronta, até que finalmente eu fiz ela fazer na minha frente e fui anotando tudo.
É uma torta bem light, de ricota, trigo, frutas cristalizadas e... banha, muita banha! Mas é uma delícia.
Massa:
150g de açúcar
600g de farinha
150g de banha
150g de manteiga
glaçucar
Junte e misture os ingredientes, sem trabalhar muito a massa. Deixe descansar por meia hora. Abra a massa com rolo e forre com ela uma forma, untada com manteiga. Aplique o recheiro, faça tiras finas e forme um gradeado. Depois de fria, pulverize com glaçucar ou açúcar.
Recheio:
1a etapa:
250g de trigo em grão
1/2 litro de leite
uma pitada de sal
casca de limão
1 colher de sopa de açúcar
Após ter deixado o trigo de molho de véspera em água fria, leve ao fogo com água por 15 minutos (fogo baixo). Escorra toda a água e torne a levá-lo ao fogo com o leite quente, sal, casca de limão (pedaços grandes para não sumir dentro) e o açúcar. Tampe a panela e deixe cozer lentamente, retirando quando tiver secado todo o leite. Deixe esfriar e retire a casca de limão.
2a etapa:
Em separado ponha numa vasilha 500g de ricota fresca (passada na peneira), 300g de açúcar, 3 gemas, uma pitada de canela em pó, 2 colherinhas de baunilha, 200g de frutas cristalizadas (picadas), 200g de uva passa sem semente. Ligue bem todos os ingredientes, junte o trigo cozido (frio) da 1a etapa e por último as claras em neve. Misture tudo muito bem e está pronto o recheio.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário