sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tórtano

Esta receita foi publicada pela Lígia no Facebook. É um pão/torta de Natal com linguiça. Delicioso. Vejam abaixo.


Tradição natalina aqui em casa, é um pão gigantesco, que precisa ser assado numa panela de feijoada, VEJAM BEM.

A quem interessar possa, a receita que a gente usa é a da Presto Pizzaria, que foi publicada uma vez no blog do Marcelo Katsuki. Fica uma delícia. NHAM. O de hoje está quase pronto para ir pro forno. Façam em suas casas, é pura emoção ;)

Massa

2 kg de Farinha de Trigo
1 litro de Água
1 colher de sopa de Açúcar
2 colheres de sopa de Sal
20 grs. de Fermento Biológico – seco instantâneo

Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Durante a mistura, vai adicionando a água até dar liga. Depois, deixe a massa descansar por, no mínimo, uma hora.

Recheio

1 kg de Mozzarella fatiada
300 grs. de Catupiry
1,5 kg de Calabresa Defumada fatiada bem fina
100 grs. de Manteiga com Sal
50 grs. de Gordura Vegetal
150 grs. de Queijo Parmesão
100ml de azeite extravirgem

Divida a massa em duas partes e abra – de preferência na pedra em formato ‘ovalado’. Passe a metade da gordura por toda a massa e distribua a metade da calabresa por toda a superfície. Com uma bisnaga, coloque a metade do catupiry e, por cima, coloque a metade da mozzarella. (é o catupiry que permitirá a mozzarella e a calabresa grudarem). Depois enrole a massa no formato de uma ‘cobra’ e repita a mesma operação com a outra parte da massa, fazendo uma segunda ‘cobra’.

Em uma fôrma untada com manteiga, entrelace as duas massas (já na forma de ‘cobra’) , passe novamente a manteiga por cima, regue com azeite extravirgem e polvilhe com queijo parmesão. Deixe o pão descansar por uma hora, antes de assar. Leve ao forno coberto com papel alumínio por aproximadamente duas horas em forno à lenha. (para assar em forno convencional, duas horas e meia em temperatura média).

Nenhum comentário: