quarta-feira, 18 de março de 2009

Molho bechamel

Quem me ensinou esta receita foi o Kiko, milênios atrás. Como ele é perfeccionista, com certeza faz muito melhor que eu, mas uso bastante para fazer um molho branco sem creme de leite, e que é simples e vai bem com tudo.

manteiga
farinha
3 copos de leite
noz moscada

Antes de qualquer coisa, nunca, nunca use margarina. Acredite em mim, não funciona, o molho desanda. Já tentei várias vezes e nunca deu certo. Além disso, manteiga é bem mais gostoso. Coloque um dedo de manteiga em uma panela funda, e deixe derreter, mas sem queimar. Meça um dedo de farinha em um copo e quando a manteiga estiver líquida, adicione a farinha e mexa sem parar até os dois se misturarem perfeitamente. A consistência deve ser pastosa, sem pedaços de farinha. Continue mexendo até a farinha ficar queimadinha, marronzinha.

Abaixe o fogo e adicione o primeiro copo de leite. Mexa até que a pasta se misture ao leite, evitando novamente os pedaços duros. Vá adicionando os copos seguintes, sempre mexendo. Adicione a noz moscada a gosto (eu prefiro sempre ralar na hora) e corrija o sal. Quando estiver mais consistente, está pronto. Pode adicionar o que quiser depois. Ervilha, cogumelos, o céu é o limite.

Nenhum comentário: