quinta-feira, 19 de março de 2009

Bacalhau da mama

Outro dia a Ferdi me ligou (ou me perguntou à caminho do trabalho?) pedindo a receita de um bacalhau que ela comeu em casa e achou delicioso (elogio é sempre bom), pois o namorido dela queria fazer a receita para os pais, que iam almoçar na casa nova dos dois. Pois bem, é uma receita tão simples que minha mãe me ensinou, que é daquelas que nem tem quantidades. É muito fácil de fazer e fica uma delícia.

tomate
batata
bacalhau
abobrinha
cebola
pimetão
azeitonas pretas
alho

Eu uso uma panela de barro, que é boa para cozinhar lentamente, mas pode ser feito em qualquer panela de fundo grosso. No dia anterior, coloco o bacalhau de molho em água à temperatura natural e vou trocando a água de tempos em tempos (umas duas ou três vezes). Para esta receita eu já compro ele desfiado, pois fica mais fácil (tenho preguiça de desfiar bacalhau).

Para montar a panela, corto os tomates em rodelas grossas e forro o fundo. Para cada etapa a seguir, um belo banho de azeite e um pouco de sal. Por cima coloco as batatas, também em rodelas. Depois, o bacalhau. Mais um banho de azeite e alguns alhos cortados rusticamente. Depois abobrinha, cebola e pimentão, nessa ordem e tudo em rodelas. Azeite, sempre. Por fim, azeitonas pretas. Coloque no fogo e deixe cozinhar lentamente. O delicioso aroma do bacalhau vai impregnar a casa.

Por fim, cozinhe os ovos separadamente e, quando o prato estiver pronto, corte em rodelas e decore. Bingo! É sucesso na certa.

Um comentário:

ferdizando disse...

Meu, que delícia ficou o bacalhau! Os sogros não acreditaram que o filho seria capaz de tamanha gostosura.

O Adolfo fez em uma imensa paelleira (existe essa palavra?) e além de tudo ficou bonito.

Não sobrou nada para provar que estava bom!

Gracias, Nico! Bitocas