domingo, 16 de novembro de 2008

Risoto de uva e presunto cru

Risoto é uma coisa fácil de fazer. A receita é basicamente a mesma. O modus operandi é sempre igual. O que muda são os ingredientes fora o arroz, claro. Eu sempre parto do princípio que o ideal é usar dois, no máximo três ingredientes. Ai você vai testando, para ver o que fica melhor, o que combina. Este é o favorito da Ju, por isso publico agora.

2 copos de arroz para risoto (pode ser arbório, carnaroli ou vialone nano. Prefiro o último)
5 copos de caldo de legumes
1/2 cebola
presunto cru
uvas
manteiga
queijo ralado
vinho branco

Em uma panela, esquente o caldo de legume. Se você não tiver paciência para fazer o caldo, pode usar cinco copos de água e um tablete de caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo baixo até ferver.

Em outra panela (eu uso uma de barro, esquenta por igual e mantém o calor) derreta a manteiga (dois dedos) e frite a cebola cortada em rodelinhas bem finas, para ela quase desaparecer. Quando estiver no ponto, coloque o arroz (sem lavar). Misture um pouco e adicione duas taças de vinho branco, deixando o arroz absorver o vinho até quase secar.

Uma diferença entra aqui. Como os ingredientes são sensíveis ao calor, o risoto é feito puro, só com o arroz. Vá adicionando o caldo e mexa sempre, até sentir que está no ponto (não deve estar muito papa, nem muito seco). Dê uma última mexida com pedaços de manteiga espalhadas pela panela e o queijo ralado. Se preferir, deixe o queijo em separado.

Adicione então por cima as uvas, cortadas na transversal em duas. Eu uso a uva Thompson, pois elas não têm caroço, mas você pode usar a uva Itália também. Vá enfiando as metades no risoto, formando um desenho circular. Depois enrole cada fatia de presunto cru e enfie nos espaçoes entre as uvas, também formando um desenho circular. Não exagere, pois ele é forte e irá mascarar o sabor da uva. Sirva imediatamente, sem esquecer um bom azeite para os que gostam.

Nenhum comentário: