sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Canelone de gorgonzola com uva verde

A Lígia segue uma antiga tradição familiar, herdada desde sua bisavó: não existem medidas! É tudo feito à olho! É difícil reproduzir, mas como ela mesma diz, "eu não gosto de fazer as coisas com medidas...tem que ser intuitivo. Mas coloquei tudo passo a passo. Pode confiar que já teve grande aprovação aqui em Ribeirão!"

Massa para canelone
Presunto parma ou royale
Creme de ricota
Creme de leite
Parmesão ralado
Uva verde
Castanha de caju
Gorgonzola
Pimenta do reino e sal

Cozinhe a massa na água com um pouco de óleo para não grudar uma na outra. Enquanto isso, em uma tigela misture o creme de ricota, creme de leite, as castanhas (moídas, mas sem esfarelar), o parmesão ralado (e não queijo ralado de saquinho, que é horrível), a gorgozola picada e a uva verde picada.

Tempere com o sal e a pimenta do reino e vá equilibrando os ingredientes para obter uma consistência cremosa, mas não muito mole. Faça uma quantidade suficiente para rechear bem e também jogar por cima depois de enrolado. A ideia é sobressair o gosto da uva, a gorgonzola não muito carregada e o toque da castanha.

Depois de escorrida a massa, abra uma fatia, jogue um fio de azeite e coloque uma fatia de presunto. Recheie bem com a mistura e vá enrolando (apertando o recheio que vai envolvendo a massa, como um rocambole). Coloque todos os canelones em uma travessa e jogue o restante do molho por cima. Leve ao fogo.

Dá pra trocar a uva verde pelo damasco também, mas com a uva fica melhor!